7 de set. de 2015

O Rock Não Morreu #1 - O TERNO

     

     Para começar, eu devo dizer que foi MUITO difícil escolher uma banda pra estrear ORNM. São tantas bandas brasileiras e elas são tão boas!!
     Mas para começar eu escolhi O Terno, que é a minha preferida de todas essas novas bandas (junto provavelmente com Selvagens).
    O Terno é um power-trio quem vem lá de São Paulo e que está na ativa desde 2009. É formada pelos integrantes: Tim Bernardes (guitarra e voz), Guilherme d’Almeida (baixo) e Biel Basile, que entrou na banda no finalzinho de 2014 substituindo o antigo baterista Victor Chaves.

                                    (1ª imagem da esquerda pra direita: Tim, Victor e Guilherme. E segunda imagem: Guilherme, Biel e Tim.)

    Sempre quando eu falo sobre O Terno para as pessoas eu sempre os descrevo como uma banda diferente, não se referindo sobre o trio em si e sim ao som deles, comparando com as outras bandas atuais nacionais. "Eu não sei se a gente é tão diferentão. Acho que todo mundo é muito igualzão."
    O primeiro álbum da banda, "66", saiu em 2012 e ficou entre os 25 Melhores Álbuns Brasileiros de 2012 pela revista Rolling Stone. Esse álbum é simplesmente maravilhoso! As letras, a melodia...
Em suas letras eles são bem sarcásticos e fazem varias sátiras. Um ótimo exemplo é a música "66" do álbum "66", que fala exatamente sobre a 'nova música' e a 'velha música'.

"E hoje faz sucesso quem faz plágio diferente e de repente pode até ser bem legal", "Mas hoje o que toca na novela não tem graça e vai pro rádio pra tocar mais uma vez"


    Em 2013 a banda lançou seu EP, “Tic Tac-Harmonium” e também participaram do EP do Tom Zé, "Tribunal do Feicebuqui", com duas músicas.
    Antes de eles lançarem o segundo disco, eles tiveram uma brilhante ideia de fazer um documentário fictício onde "O Terno" é mostrado como um álbum clássico e tem vários artistas falando sobre o quanto o disco e a banda são bons. Até tem a participação do Biel, 'o filho do Victor'.
    Eles falaram que era pra brincar um pouco no sentido de quando um banda nova lança um álbum e quando a nova geração escuta os álbuns clássicos, antigos pela primeira vez e já vem com aquela pressão de "é um clássico, tu tens que gostar!!"  Ficou ótimo, eu simplesmente achei incrível.

"Se não fosse O Terno hoje eu seria um drogado"


    E no ano passado com a ajuda dos fãs, eles conseguiram lançar seu segundo álbum, "O Terno". Que além de vir em CD, também tem em vinil e tu ainda pode fazer download gratuito das músicas direto pelo site da banda. E ao contrario do "66" que teve músicas escritas pelo Maurício Pereira (Os Mulheres Negras e também pai do Tim), todas as músicas foram escritas pelos integrantes. A grande diferença, pra mim, entre esse e o primeiro álbum foi que o "66" é um álbum mais 'seco' e já o segundo álbum é cheio de efeitos e coisas do tipo.



Quando Estamos Todos Dormindo (álbum "O Terno)

    "O Terno" me surpreendeu e e não teve nada da velha 'Maldição do Segundo Álbum'. Eu não pulo nenhuma faixa desse álbum, porque elas estão muito boas!!! As músicas te levam para outra dimensão e depois de escutar todas as faixas, eu dou replay e replay e replay.

Onde tu podes encontrar a banda:
O Terno | Site
O Terno | Facebook
O Terno | Twitter

Um comentário: