3 de ago. de 2014

A Copa dos Livros: Grupo D

               

HYIA!! Animados para a voltas ás aulas? Eu não... rsrsrs

Primeiramente eu não sei como devo definir isso. Não sei se é algum tipo de TAG ou um local onde eu dou dicas de livros, mas vou utilizar os dois. Essa TAG foi criada pela Pah do blog Lendo e Escrevendo. E a ideia central dessa TAG é apresentar livros de acordo com os grupos da Copa do Mundo. Hoje vou fazer do Grupo D, que conta com o Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália.
URUGUAI: 


Os Nascimentos de Eduardo Galeano: "As sucessivas ditaduras militares que assolaram a América do Sul, e a do seu próprio país, o Uruguai a partir de 1973, obrigaram Eduardo Galeano a reflectir sobre o cruel destino que parecia estar reservado ao subcontinente. Ainda no exílio, começa a investigação para o que será a trilogia Memória do Fogo: as histórias por trás da História do Novo Mundo, o registo das cinzas que o fogo da Conquista deixara. Uma história continental da infâmia.  Herdeira, em espírito, da crónica de Bartolomé de Las Casas e da verve do Padre António Vieira, inspirada em poemas de Kavafis ou, como sugeriu Ronald Christ, na manta de retalhos nacionais e culturais que é todo o continente americano, a forma desta trilogia (textos curtos que apanham a “grande História” pelas pequenas histórias e de ângulos inesperados) tornou-se a assinatura de estilo do seu autor, que nos faz um convite irresistível: “ver a história pelo buraco da fechadura”.  Baseado em rigorosa pesquisa arquivística e bibliográfica, Memória do Fogo 1. Os Nascimentos, a primeira parte da trilogia (publicada pela primeira vez em 1982), leva-nos numa viagem pelos dois primeiros séculos da conquista da América, em direcção ao primeiro “coração das trevas” da civilização europeia. Acompanhados por fantasmas espanhóis, portugueses, holandeses, franceses e ingleses, não teremos viagem serena."

COSTA RICA:

Infelizmente eu também não achei nenhum livro da Costa Rica, um que tivesse tradução par ao português.

INGLATERRA: 


Harry Potter e a Pedra Filosofal da J.K Rowling: 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' conta a história de um menino que dorme embaixo de uma escada na casa dos tios. Quando ainda bebê, Harry teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente. Porém, Harry não sabe disso, e acha que é apenas um garoto normal que às vezes parece fazer coisas estranhas acontecerem. Entretanto, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry, então, vai para Hogwarts, onde irá aprender poções, feitiços e a jogar Quadribol, e se meter em aventurar que irão ensiná-lo sobre a vida." 





Orgulho e Preconceito da Jane Austen: "Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu."



ITÁLIA: 




Eu Te Vejo da Irene Cao: " Apesar de apaixonada pela arte e pelas cores de Veneza, cidade onde vive, a jovem restauradora Elena Volpe tem seu coração como uma tela em branco, pois nunca viveu uma grande paixão. Com 29 anos, a protagonista de Eu te vejo tem a sua vida transformada com a chegada de Leonardo Ferrante, um famoso chef de cozinha e o mais novo inquilino do palácio onde trabalha na restauração de um afresco. O encontro com Leonardo abala suas certezas, abrindo as portas de um paraíso inexplorado. O chef sabe que o prazer é uma conquista para todos os sentidos – tem uma forma, um odor, um sabor – e guiará Elena até os limites mais doces e extremos do sexo, mas sob uma condição: nunca deverá se apaixonar por ele. A jovem aceita a proposta e deixa-se seduzir por este homem de passado misterioso, que parece fugir de seu desejo de prendê-lo a ela para sempre. Em Eu te vejo, Irene Cao revela uma trama de escrita suave, como o pincelar cuidadoso de uma restauração, e saborosa, como a gastronomia italiana. Tendo como cenário a exuberante cidade de Veneza, o primeiro volume da primeira trilogia erótica italiana traz todos os sentidos envolvidos na paixão entre Elena, uma mulher que não conhece o amor, e Leonardo, um homem que só conheceu o lado mais obscuro desse sentimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário